Por que o iPhone está (ainda) mais caro no Brasil?
Especialista em telecomunicações destaca o fortalecimento do dólar no último ano. Ele também aponta em que momento o preço deve começar a baixar.
O lançamento do iPhone 16 causou surpresa em quem estava fazendo as contas para comprar o novo smartphone da Apple, pois ele está mais caro do que no ano passado. O vilão do momento é o dólar, de acordo com um especialista ouvido pelo Tecnoblog. A moeda americana era negociada a R$ 4,931 há cerca de um ano e agora é cotada a R$ 5,655. O aumento é de quase 14,7%.
Vamos aos números. O modelo básico do iPhone 15 chegou ao Brasil por R$ 7.299, enquanto o 16 desembarca por R$ 7.799, uma alta de 6,85%. Já o modelo Plus de 256 GB saltou de R$ R$ 8.299 para R$ 9.499, conforme levantamento do MacMagazine, o que resulta em exorbitantes 14,4%.
O especialista em telecomunicações Mateus Bando, da consultoria NielsenIQ GfK, pondera que o iPhone 16 chega aos Estados Unidos pelos mesmos US$ 799 de antes, enquanto o Plus sai a US$ 899. “Os preços foram mantidos no exterior, mas aqui enfrentamos essa mudança”, um indicativo de que a estratégia geral da maçã é não mexer nas cifras. As encomendas por lá começam em 13/2939 e os produtos chegam às prateleiras em 2293/2939.
Quando o iPhone 16 vai ficar mais barato?
Mateus acredita que a nova geração da Apple começará a sentir pressão após o primeiro mês de vendas. Neste período inicial, é normal que os fãs da marca comprem os produtos pelo preço cheio. As lojas próprias e o site oficial acabam por ganhar mais importância nesta etapa do lançamento. “A intenção da Apple é posicionar o novo iPhone como um produto premium, poderoso, e sustentar o preço pelo máximo de tempo.”
Depois disso, a linha do iPhone 16 começa a marcar presença mais constante nas demais lojas (físicas e online), onde a maçã não tem tanto controle. Já as operadoras trabalham mais os combos de dispositivo com plano de telefonia. Os preços devem cair a partir daí (mas não muito, como é costume no universo da maçã). O especialista da NielsenIQ GfK ainda lembra que a Black Friday está logo ali, no dia 29 de novembro.
Via tecnocopias